LINHA DO TEMPO DA HISTÓRIA

LINHA DO TEMPO DA HISTÓRIA

LINHA DO TEMPO BRASIL

LINHA DO TEMPO BRASIL

LINHA DO TEMPO REPÚBLICA BRASILEIRA

LINHA DO TEMPO REPÚBLICA BRASILEIRA



TU TU TU TUPI (Música)

http://letras.terra.com.br/helio-ziskind/387577/

Conheça esta canção composta por Hélio Ziskind e descubra muitas palavras de origem Tupi Guarani que fazem parte do nosso vocabulário.

HÉLIO ZISKIND

HÉLIO ZISKIND
Hélio Ziskind é artista, músico, compositor, produz CDs infantis, trilhas para Rádio e TV, CDs para projetos educacionais (Guias de Exposições de Artes Plásticas, CDs para livros didáticos).

CONHEÇA PALAVRAS QUE SÃO DE ORIGEM INDÍGENA

BREVE DICIONÁRIO TUPI-GUARANI

Abacaxi, arapuca, arara, capim, catapora, cipó, cuia, cumbuca, cupim, jabuti, jacaré, jibóia, jururu, mandioca, mingau, minhoca, paçoca, peteca, pindaíba, pipoca, preá, sarará, tamanduá, tapera, taquara, toca, traíra, xará... Pesquise e conheça os significados acessando o link abaixo:

http://www.areaindigena.hpg.ig.com.br/dicionario.htm







Muitas palavras que estão no nosso dia-a-dia são de origem indígena

CULTURAS AFRICANAS INFLUENCIARAM NOSSO IDIOMA

O português que falamos no Brasil tem muitas palavras de origem africana, você sabia? Isso acontece porque - principalmente durante o período colonial - os negros foram trazidos da África como escravos, para trabalhar na lavoura. Por exemplo:

1 - cafundó - lugar longínquo
2 - camundongo - rato, ratazana (aquele tipo que em inglês é chamado "mouse" e em alemão é chamado "Maus")
3 - maribondo - um tipo de vespa (a palavra "marimbondo" já é uma distorção da palavra original)
4 - jiló - tipo de vegetal amargo
5 - mangar - fazer troça, zombar
6 - capanga - um tipo de bolsa; também pode ser pistoleiro ou um tipo de guarda-costas


Pesquise, conheça novas palavras e seus significados nos links abaixo:

http://www.culturanegra.com.br/africanalinguaportuguesa.htm

http://educacao.uol.com.br/cultura-brasileira/ult1687u24.jhtm

http://recantodaspalavras.wordpress.com/2008/07/10/bambi-nasceu-na-frica/



HERANÇAS DA ÁFRICA

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

CARLOTA JOAQUINA, A PRINCESA DO BRASIL

Ficha Técnica


Carlota Joaquina, A Princesa do Brasil


País/Ano de produção:- Brasil, 1994
Duração/Gênero:- 100 min., Comédia
Disponível em vídeo e DVD
Direção de Carla Camurati
Roteiro de Carla Camurati e Melanie Dimantas
Elenco :- Ludmila Dayer, Maria Fernanda, Eliana Fonseca, Brent Hieatt,
Marco Nanini, Marcos Palmeira, Marieta Severo.

O FILME 


Carla Camurati resolveu filmar a história do Brasil, em busca de nossas raízes e acabou escolhendo o período em que a família real portuguesa, acuada pela invasão das tropas napoleônicas, cruzou o Atlântico e se instalou no Brasil.


Como qualquer filme, há várias liberdades tomadas pela diretora e pelos roteiristas, nada que possa comprometer o aproveitamento do recurso ou o desenvolvimento da temática em aula. Basta ter discernimento para apontar as idéias ou princípios que mais lhe interessam para a composição e, estar por dentro do assunto que será possível fazer bom uso desse material.
CRÍTICA
A grande crítica que se faz ao filme "Carlota Joaquina" reside no aspecto caricato dos membros da família real portuguesa, principalmente Dom João e a própria Carlota. Dom João é comilão, preguiçoso, influenciável e um governante indeciso (às vezes, irresponsável). Carlota tem um apetite sexual insaciável, tendo passado Dom João para trás várias vezes, o que não lhe causa nenhum tipo de arrependimento ou remorso. Pode-se perceber nessa caracterização uma tentativa de apresentar elementos que nos permitam visualizar em Dom João um retrato da nobreza européia. Em Carlota, podemos entrar em contato com os hábitos dessa nobreza no que se refere aos casamentos e relacionamentos amorosos onde não há vínculos estreitos já que se tratavam de acordos que uniam famílias, posses e poder.
A caricatura que o filme apresenta de Dom João como sendo um homem medroso, comilão, lento para tomar decisões e abobalhado não corresponde plenamente à realidade. Vejamos:


1-Napoleão Bonaparte escreveu em seu diário que Dom João foi o único estadista que conseguiu enganá-lo. Fingiu que estava atacando a esquadra inglesa mas estava realmente fugindo para o Brasil sob a proteção dela.
2-Após seis dias, apenas, de sua chegada ao Brasil, decretou a Abertura dos Portos brasileiros às nações amigas.(Será que este fato caracteriza lentidão para tomar decisões?)
3-Ainda na Bahia, fundou a primeira escola de medicina do Brasil-Escola de Cirurgia da Bahia
4-Revogou o alvará de 1785 que proibia a manufatura na Colonia.
5-Incentivou o desenvolvimento econômico do Brasil, isentando de impostos a produção de lã, seda, ferro, e a importação de máquinas e matéria prima para a indústria.
6-Fundou a Casa da Moeda e o Banco do Brasil, dando como garantia as jóias da coroa.
7-Fundou a Biblioteca Nacional.
8-Fundou o Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
9-Invadiu a Guiana Francesa, anexando-a ao Brasil, usando como pretexto "O perigo do Norte". Devolvida pacificamente, em 1817.
10-Anexou ao Brasil a Província Cisplatina, disputada pela Argentina.
11-Criou vários públicos, entres eles: o Erário Real (Ministério da Fazenda), Conselhos de Estado, Conselho Militar e da Justiça, Casa da Suplicação (hoje Supremo Tribunal Federal), Hospital Militar, Imprensa Régia, Museu Nacional, Academia de Belas Artes, Observatório Astronômico e outros.
12-Construiu estradas interligando todas as Sesmarias à Capital.
13-Estimulou a imigração (em 1818 dois mil suíços fundaram a cidade de Nova Friburgo no Rio de Janeiro.


Por tudo isso e mais os feitos de D.Pedro I e D.Pedro II o século XVII foi um dos mais importantes no desenvolvimento do nosso país.

RESUMO

A morte do rei de Portugal D. José I em 1777 e a declaração de insanidade de D. Maria I em 1792, levam seu filho D. João e sua mulher, a espanhola Carlota Joaquina, ao trono português. Em 1807, para escapar das tropas napoleônicas, o casal se transfere às pressas para o Rio de Janeiro, onde a família real vive seu exílio de 13 anos. Na colônia aumentam os desentendimentos entre Carlota e D. João VI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário